sábado, 12 de setembro de 2015

Olá alunos da 8ªF e 8ªG!

Vocês irão copiar e responder em papel almaço ou de caderno e entregar dia: 18/092015.



 A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta.


Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica. Na esclerótica estão inseridos os músculos que movem os globos oculares; além disso, ela apresenta, na parte anterior do olho, uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso.

Logo abaixo da esclerótica encontramos a coroide, uma película dotada de vasos sanguíneos e melanina que tem a função de nutrir e absorver a luz que chega à retina. Na parte anterior da coroide localiza-se a íris, estrutura muscular de cor variável. Na íris há um orifício central que chamamos de pupila. É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por regular a quantidade de luz que entra no olho.

Observe que quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células da retina.
O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão – é o que chamamos de catarata.
A retina é uma membrana mais interna e se encontra abaixo da coroide. Ela possui dois tipos de células fotossensíveis, os cones e os bastonetes.
Os bastonetes são células extremamente sensíveis à luz, sendo muito importantes em situações de pouca luminosidade. Essas células são encontradas em grandes quantidades na retina dos animais com hábitos noturnos.
Os cones são as células capazes de distinguir as cores. Eles são menos sensíveis à luz e fornecem uma imagem mais nítida, rica em detalhes. No olho humano encontramos três tipos de cones: um que se excita com a luz vermelha, outro que se excita com a luz verde, e o terceiro que se excita com a luz azul.
Na retina existem duas regiões: uma chamada de fóvea e outra chamada de ponto cego. A fóvea se situa no local onde a imagem do objeto é projetada, e nessa região encontramos apenas cones, o que maximiza a qualidade visual. Na região do ponto cego não encontramos cones nem bastonetes. O ponto cego se encontra no fundo do olho e é insensível à luz.
Algumas pessoas apresentam problemas de visão, como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. Todos esses problemas ocorrem em razão da incapacidade do olho de focalizar as imagens sobre a retina. Outros problemas que podem acometer os olhos são glaucoma, catarata, daltonismo e conjuntivite.

TEXTO DE: Paula Louredo-Graduada em Biologia

Exercícios
1-Como é chamado o tecido fibroso que reveste as orbitas oculares?
2-Qual é a função da Coroide?
3-Qual é a função da Íris?
4-Qual a função do Cristalino?
5-Quais fluidos e tipos que cercam o cristalino que estão localizados na parte anterior e posterior desta câmara?
6-O que são os bastonetes?
7-O que são os cones?
8-Quais são as regiões localizadas na retina?
9-Cite alguns problemas de saúde que prejudicam a capacidade do olho de focalizar as imagens?
10-Descreva resumidamente o que é Glaucoma e Catarata?

Assistam aos vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=uD04F2wyDiA
https://www.youtube.com/watch?v=YaQ0-7m_AZo


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Olá alunos dos do Ensino Médio!

-Segue abaixo os exercícios que vocês deverão copiar e entregar em papel almaço ou folha de caderno.
-Os exercícios podem ser entregues em dupla ou individual
-Os alunos das séries 1ºC,1ºD, 1ºE e 1ºF irão entregar dia 15/09/15.
-Os alunos das séries 1ºG e 1ºH irão entregar dia 22/09/15.

1-(UFC-CE) Leia com atenção o texto a seguir.
“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Mato-grossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”
(Revista VEJA, 02 de junho de 1999)
Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:
a)      Rios, ariranhas e peixes.
b)     Pastos, capivaras e onças.
c)      Campos, gado e capivaras.
d)     Pastos, jacarés e aves.
e)      Campos, jaguatiricas e cervos.

2-Animais carnívoros que se alimentam somente de herbívoros são classificadas como:
a)      Consumidores primários
b)     Consumidores secundários
c)      Consumidores terciários
d)     Decompositores

3-Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:
Em uma cadeia alimentar, os __________se alimentam dos _________, pois eles são seres _______ capazes de produzirem o próprio alimento e sempre ocupam o ________ nível trófico de qualquer cadeia alimentar.
a)      Consumidores primários, produtores, autótrofos, primeiro.
b)     Consumidores secundários, Consumidores primários, heterótrofos, primeiro.
c)      Consumidores primários, decompositores, autótrofos, segundo.
d)     Consumidores terciários, saprófagos, heterótrofos, último.

4-Sabemos que em uma cadeia alimentar todos os seres autotróficos são denominados de (1). Já os organismos heterotróficos podem ser (2) ou (3).
De acordo com os seus conhecimentos, marque a alternativa que apresenta os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.
a) (1) - decompositores; (2) - produtores; (3) - consumidores.
b) (1) - consumidores; (2) - produtores; (3) - decompositores.
c) (1) - decompositores; (2) - consumidores primários; (3) - consumidores secundários.
d) (1) - produtores; (2) - consumidores; (3) - decompositores.
e) (1) - consumidores primários; (2) - produtores; (3) - consumidores secundários.


5-Elabore 3- CADEIAS ALIMENTARES com seres vivos presente

do Nordeste brasileiro, 3-  da Floresta Amazônica, 3- da Ilha de 

Madagáscar, 3- da Mata Atlântica:  

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Olá alunos do 7ºanoA, B, C e D!

     Segue abaixo o conteúdo de invertebrados do Filo Arthropoda para leitura e interpretação. Logo após vocês irão responder um questionário para entregar na data combinada.

ENTREGAR: DIA 21/09/2015. Segunda-feira
    Obs. A linguagem do texto pode esta um pouco diferente, mas, nada que atrapalhe a compreensão de vocês. Bons estudos! 
    
Artrópodes

Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés. A maioria desses seres é formada por animais artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espécies animais conhecidas.

Características gerais dos artrópodes

A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Além de uma locomoção muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. No dia-a-dia, é fácil observar nas formigas, por exemplo, a atividade que essas patas permitem.

Além das patas articuladas, outra característica importante dos artrópodes é a presença de um reforço externo: o exoesqueleto. Ele é resistente, impermeável e é constituído de sais de quitina, que é um tipo de "açúcar".
O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. É uma importante adaptação ao ambiente terrestre.
Embora ofereça proteção, o exoesqueleto limita o tamanho do animal, pois não acompanha o crescimento do corpo. Quando esse exoesqueleto fica pequeno, ocorre a muda. Nesse fenômeno, o exoesqueleto antigo se desprende do corpo do animal e é trocado pelo novo, que já está formado.
Até se tornarem adultos, os artrópodes podem fazer essa troca várias vezes. Por isso, podemos encontrar exoesqueletos de artrópodes soltos em árvores.

Os diversos grupos de artrópodes
Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e onúmero de apêndices apresentados (por exemplo: número de patas, antenas etc.).
Entre as classes de artrópodes, podemos citar: crustáceosaracnídeosquilópodesdiplópodes einsetos.
A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.




Crustáceos
A maioria dos crustáceos é marinha, ou seja, vive nos mares e oceanos. Algumas espécies, porém, têm seu hábitat na água doce, e outras, ainda, são terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Podemos citar como exemplos de crustáceos mais conhecidos: Camarão, lagosta, siri, caranguejo e craca. O tamanho desses animais varia bastante de uma espécie para outra.
O corpo dos crustáceos, é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome.

Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas. O exoesqueleto de muitos crustáceos apresenta carbonato de cálcio, uma substância que forma a carapaça dura dos siris e caranguejos.




Aracnídeos

A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões e carrapatos. Algumas espécies peçonhentas de aranhas e escorpiões podem causar a morte, principalmente de crianças pequenas. O número de acidentes envolvendo o veneno desses animais é grande no Brasil.

O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça.
A maioria dos aracnídeos é carnívora e armazenam o veneno nas glândulas de veneno, já afiandeiras são encontradas no abdome do animal e têm como função principal a produção de seda para a confecção de suas teias.. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose é causada por um aracnídeo, um ácaro.
A aranha apresenta no abdome as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem.


Quilópodes

Quilópode é uma palavra de origem grega que significa "aquela que tem mil patas" (quilo significa "mil", epodos "patas"). Esse grupo é representado pela lacraia e pela centopéia.
O corpo dos quilópodes é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Esses animais têm um par de antenas longas na cabeça.
Esses seres terrestres vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. São ovíparos, carnívoros e predadores. Eles possuem veneno, que é inoculo no inimigo ou na presa.




Diplópode (ou diplópodo, milípede)
é qualquer organismo da classe Diplopoda do filo dos Artrópodes (no sul de Moçambique, congolote). São vulgarmente conhecidos em Portugal pormaria-cafés (na Madeira por bichos-de-vaca ou vacas pretas). O piolho-de-cobra é o mais conhecido dos diplópodes.
São animais herbívoros (Diferentemente dos Quilópodes) e detritívoros, isto é, se alimentam de detritos, como matéria vegetal morta. Quando se sentem ameaçados, os diplópodes enrolam-se, fingindo-se de mortos. Em outras situações, eliminam substâncias repelentes que afastam predadores, como o cianeto de hidrogênio. O corpo dos diplópodes é dividido somente em cabeça pequeno tórax e um longo abdômen segmentado.
Possuem um corpo cilíndrico, com um par de antenas, olhos simples e dois pares de pataslocomotoras por segmento (que podem variar de 13 a 45) e seu sistema respiratório é traqueal. Sua reprodução é assexuada. Todos os diplópodes são ovíparos.
Quilópodes e diplópodes
Os Diplópodes antigamente pertenciam à classe dos Miriápodes, junto com os Quilópodes, porém não são mais colocados juntos nessa classificação. As diferenças entre as duas novas classes são que Quilópodes tem forcípulas (que inoculam veneno), Diplópodes tem antenas; Quilópodes são carnívoros, Diplópodes são ovíparos; Diplópodes são cilíndricos,Quilópodes são achatados; Quilópodes tem 1 par de patas por segmento, Diplópodes tem 2 pares de patas por segmento.





Insetos

Os principais representantes dessa classe são os artrópodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.
A classe dos artrópodes com maior variedade e número de espécies é a dos insetos. Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas.
Na cabeça há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentação do inseto e é utilizado pelos cientistas como um dos principais critérios de classificação.
As tão doloridas picadas de abelhas não são feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferrão localizado na extremidade do abdome, ligado a uma glândula que produz veneno.

Digestão

Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas.
O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus. Logo abaixo esta o esquema do aparelho digestório dos insetos: 



Circulação

A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.


Respiração

Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia.
Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias.
A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia.
Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.


Reprodução

Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.
O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.




A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, não há a fase de larva ou a de pupa - é o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos.

a) Ametabolia: quando não há mudança na forma, ou seja, o inseto que eclode do ovo representa a miniatura de sua fase adulta, apesar dos órgãos sexuais ainda não estarem desenvolvidos. Ex: traça-dos-livros.

b) Hemimetabolia: também conhecida como metamorfose incompleta, apresenta fases imaturas denominadas de ninfas. Essas fases são menores e distintas de sua fase adulta, com asas e aparelho reprodutor não desenvolvidos. Ex: baratas, percevejos,cupins. 

c) Holometabolia: chamada de metamorfose completa, apresenta formas imaturas totalmente diferentes das adultas, incluindo o hábito alimentar. Após a eclosão dos ovos, as lagartas/larvas se alimentam para crescerem até a fase de pupa, para só então se transformarem em adultos. Ex: pulgas, formigas, mosquitos.


Exercícios


1-As baratas pertencem a qual classe de Artrópodes?
2-Como é dividido o corpo dos Crustáceos?
3-Quais são as características dos Crustáceos?
4-Quantos pares de pernas os Crustáceos apresentam?
5-Analisando a morfologia externa dos escorpiões. Quais são os nomes destas estruturas?
6-Qual nome da estrutura presente nos escorpiões, por onde é liberado o veneno?
7-Qual nome da estrutura presente nas aranharas, por onde é armazenado o veneno?
8-Qual nome dos orifícios por onde sai à teia da aranha?
9-Como é dividido o corpo dos Aracnídeos?
10-O significa a palavra Quilópodes?
11-O piolho-de-cobra apresenta quantas patas por segmento?
12-Desenhe e coloque o nome das estruturas do aparelho digestório dos insetos:
13-Como é a circulação sanguínea dos insetos?
14-Como é a respiração dos Crustáceos?
15-Como é a respiração dos Insetos?
16-Como é a reprodução dos Insetos?
17-O que é Ametabolia?
18-O que é Hemimetabolia?
19-O que é Holometabolia?
20-MONTE CADEIAS ALIMENTARES QUE CONTENHA CADA UM DOS SERES VIVOS A SEGUIR: ARANHA, LACRAIA, LAGOSTA, PIOLHO-DE-COBRA, ABELHA, CARANGUEJO, BORBOLETA E FORMIGA.
                           EXEMPLO: 



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi&ei=wp7rVerhG4qgwgTamL2YCg&ved=0CBMQqi4oAQ(as imagens foram retiradas do google imagens)

Assistam ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ulVYanKISD4