quinta-feira, 4 de junho de 2015

Olá queridos alunos do 6ª série /7 ano A!

*Segue abaixo o  texto e os exercícios. Lembrando que deverão copiar e responder os exercícios e entregar na quarta-feira dia:10/06/2015.

  BONS ESTUDOS E UMA ÓTIMA SEMANA!

Att. Prof. Aldo. 


Verminoses

            As doenças causadas por parasitas denominados vermes, seria uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais. Afeta adutos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

Conceitos:

Ø  Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Eles são considerados agressores, pois prejudicam o organismo hospedeiro através do parasitismo.

Ø  Em biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualismo. A palavra deriva do latím hospitator, significando visita, hóspede. É pertinente falar em hospedeiro sempre que há uma relação de dependência entre um sistema biológico (um ser vivo ou um virus) e outro sobre o qual habita, seja de maneira contínua ou temporária. Isso pode ocorrer em interações próximas dos seguintes tipos:

Tipos de interações

Os seres vivos mantêm entre si vários tipos de interações ecológicas que podem ser consideradas como sendo harmônicas ou positivas ou desarmônicas ou negativas.
As interações harmônicas ou positivas (+) são aquelas onde não há prejuízo para as espécies participantes e vantagem para pelo menos uma delas.
As interações desarmônicas ou negativas (-) são aquelas onde pelo menos uma das espécies participantes é prejudicada, podendo existir benefício para uma delas.
Dentro de cada um dos tipos de interações mencionados acima, ainda podemos classificá-las em interações intra-específicas e interespecíficas, conforme ocorram entre indivíduos da mesma espécie ou entre espécies diferentes respectivamente.
O esquema a seguir mostra os tipos principais de interações ecológicas entre os seres vivos.


 Interações Harmônicas
Interações Desarmônicas
Intra Específica
Colônia (+)
Sociedade (+)
Competição (-)
Inter Específica
Mutualismo (+ +)
Cooperação (+ +)
Comensalismo (+ 0)
Inquilismo (+ 0)
Epifitismo (+ 0)
Competição (- -)
Parasitismo (+ -)
Predatismo (+ -)
Amensalismo (+ -)

O sinal (+) indica vantagem para a espécie, o sinal (-) indica prejuízo para a espécie, e o sinal (0) indica que a espécie não é beneficiada nem prejudicada.

 parasitismo:

Os endoparasitas  residem permanentemente, ao menos em algumas etapas de seu desenvolvimento, no interior de seu hospedeiro. Ocupam hospedeiros sucessivos em distintas fases de seu ciclo de vida. Os endoparasitas costumam ser extremamente específicos na escolha de seus hospedeiros, dependendo amiúde de uma ou umas poucas espécies relacionadas. Já os ectoparasitas, por exemplo os hematófagos, podem ou costumam ser menos exigentes, mas nem sempre. Nas, nas larvas das borboletas, por exemplo, é comum uma dependência muito estreita com respeito à planta hospedeira.

Patogénese:


Muitos vírus, bactérias, fungos e pequenos animais, causam doenças, o que representa uma forma extremada de parasitismo. A relação dos patógenos costuma ser especialmente específica, porque a evolução tende a produzir uma adaptação do hospedeiro ao patógeno. Apenas quando um agente encontra uma nova espécie hospedeira a relação adota a forma típica.

comensalismo:


Os comensais costumam ser menos seletivos com os hospedeiros que escolhem, que os sistemas dependentes de outras formas, tanto nos casos de foresis (transporte do organismo menor pelo maior) ou inquilismo como nos de dependência alimentária.

Mutualismo:


Os fungos micorrizas são diversamente dependentes com respeito a sua planta hospedeira. O mesmo pode ser dito dos agentes poinizadores, que transportam o pólen, ou dispersantes, que transportam los propágulos de plantas e fungos.



Os tipos de verminoses mais freqüentes são:
  1. Ascaridiase, vulgarmente conhecida como lombriga;
  2. Teníase, chamada popularmente de solitária;
  3. Oxiuríase;
  4. Tricuriáse;
  5. Anciostomíase, conhecida como amarelão;
  6. Outras menos freqüentes: estrongiloidiase, giardíase e esquistossomose.
Devemos saber que:

      I.        Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.
    II.        A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.
   III.        O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:
  1. Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;
  2. Beber apenas água filtrada ou fervida;
  3. Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
  4. Andar sempre calçado;
  5. Comer apenas carne bem passada;
  6. Comer apenas em locais limpos;
  7. Realizar exames parasitológicos e tomar vermifugos regularmente.
           A comunidade também deve fazer o seu papel, por meio da educação sanitária, proibindo a utilização de fezes humanas como adubos, fornecendo saneamento básico para toda população, além de moradias compatíveis com uma vida saudável.
Ancilostomose ou amarelão
Conhecida como amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu, a Ancilostomose é uma infecção intestinal causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática, em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia (queda na quantidade de proteína sanguínea) e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro.
A transmissão acontece por meio de contato, geralmente pelos pés, com os ovos que estão nas fezes são depositados no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não são adequadamente tratados. No Brasil, predomina nas áreas rurais, estando muito associada a áreas sem saneamento e cujas populações têm como hábito andar descalças.
Ascaridíase

Causada por um helminto, habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Giardíase
É doença de distribuição mundial. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituições fechadas que atendam crianças pequenas, sendo o grupo mais acometido entre oito meses e 10 a 12 anos. A Giardia é reconhecida como um dos causadores “diarreia dos viajantes” em zonas endêmicas.
A infecção pode ser adquirida pela ingestão de água proveniente da rede pública, com falhas no sistema de tratamento, ou águas superficiais não tratadas ou insuficientemente ratadas (só por cloração). Também é descrita a transmissão envolvendo atividades sexuais, resultante do contato oro-anal. Infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se através de diarreia, acompanhada de dor abdominal.
Oxiuríase
É infestação intestinal causada por helmintos. Tem como característica principal, coceira retal frequentemente noturna, o que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranquilo. As escoriações provocadas pelo ato de coçar podem resultar em infecções secundárias no local, com congestão na região anal, ocasionando inflamação com pontos hemorrágicos, onde se encontram frequentemente fêmeas adultas e ovos.
A infecção acontece diretamente principalmente do ânus para a cavidade oral, através dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene. De forma indireta por meio de ovos presentes na poeira ou alimentos.
É uma das helmintíases mais frequentes na infância, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. É importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na família, o que tem repercussões no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que vivem no mesmo domicílio. Não provoca quadros graves nem óbitos, porém causa repercussões no estado de humor dos infectados pela irritabilidade ocasionada pelo prurido, levando a baixo rendimento, em escolares.

Teníase/cisticercose

A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos.
A teníase é uma parasitose intestinal que pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação. A infestação pode ser percebida pela eliminação espontânea nas fezes de proglotes do verme. Em alguns casos, podem causar retardo no crescimento e no desenvolvimento das crianças, e baixa produtividade no adulto.
A teníase é adquirida através de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose.
EXERCÍCIOS
1)    O que é verminose?
2)    O que são parasitas?
3)    O que é um hospedeiro?
4)    O que é patogênese?
5)    O que são relações harmônicas e desarmônicas?
6)    O que é mutualismo?
7)    O que é comensalismo?
8)    Descreva exemplos de verminoses mais frequentes?
9)    Quais são os sintomas mais comuns das verminoses?
10) Qual o tratamento usado para as verminoses?
11) Qual procedimento que devemos tomar para evitar as verminoses?
12) O que é o amarelão e como acontece a transmissão?
13) Como ocorre a contaminação por ascaridíase?
14) O que é giadíase e como acontece a transmissão?
15) Como podemos identificar a pessoa com infecção causada pelos helmintos oxiuríase?
16) O que é teníase?
17) Para evitar a teníase e como devemos proceder ao preparar uma carne “mistura” para comermos?
18) Você costuma realizar exames parasitológicos?
19) Pergunte para seu responsável o que é saneamento básico e se sua residência possui?
20) Quais os cuidados de higiene que você toma ao se alimentar?  

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário